Imprimir

Arte

Arte Makonde

A Tanzânia é reconhecida mundialmente pelas esculturas em madeira, conhecidas pelo nome de Arte Makonde.

A Tribo Makonde do sul da Tanzânia e do norte de Moçambique tem uma longa tradição em trabalhos feitos com madeia.

Estas esculturas normalmente refletem objetos da natureza (animais, seres humanos), mas atualmente o estilo mais popular, isto é, o 'Shetani', mostra demônios em suas diversas formas e a árvore genealógica que busca retratar a tradição de união (muitas images de pessoas juntas esculpidas em um único pedaço de madeira).

As madeiras são esculpidas com o auxílio de instrumentos tradicionais de ferro e o tipo da madeira normalmente escolhida é o Ébano (madeira preta). O estilo de representação vai do natural ao abstrato. Mesmo sabendo que Arte Makonde vem do sul da Tanzânia, é comum encontrar grupos em Dar es Salaam fazendo e vendendo várias esculturas para turistas.

 

Arte Tingatinga

Tradicionalmente, as pessoas costumavam pintar nas paredes, em couro ou pedras. As pinturas refletiam cenas da vida cotidiana da vila e/ou cidades. Essas pinturas também mostravam animais selvagens, pássaros e reflexões sobre crenças populares.

Mais recentemente os Tanzanianos desenvolveram formas de arte indígena com muitas images coloridas da vida na comunidade, natureza, espíritos malignos, etc.

Edward Said Tingatinga, da Tribo Makua, foi o fundador desta forma de arte. Ele foi um artista talentoso, com pouca educação acadêmica, mas capaz de fazer pinturas muito originais em um estilo nunca visto em nenhum outro lugar do mundo.

Este estilo de pinturas coloridas sobre a natureza e aspectos da vida comum na Tanzânia é reconhecido mundialmente como arte indígena da Tanzânia e é chamado em honra deste artista pioneiro que veio a falecer em 1972 aos 35 anos de idade. Outros artistas deste estilo de pintura são: Simon George Mpata (1942 - 1984), Jaffari Aussi, George Lilanga e Mikidadi Bush Bohary.

 

 

Links Úteis

Visualize nossas sugestões de sites na Internet para páginas do Governo Tanzaniano e outros meios de comunicação (Televisão, Jornal, Rádio).

Notícias

Clique aqui para se informar dos últimos eventos na Embaixada da República Unida da Tanzânia em Brasília.

Registro de Tanzanianos

Bonyeza hapa, kama ni mtanzania unayeishi kati ya nchi za uwakilishi wa ubalosi huu.

Fale Conosco

Utilize este meio para falar com a Embaixada da Tanzânia para resolver assuntos consulares e solicitar material para divulgação da Tanzânia.